A primeira turma do curso de Arquivologia da UFMG, formada entre 2009 e 2012, iniciou as discussões sobre a necessidade de criar uma associação para representar a classe. Ao final de 2012, com o apoio do professor Welder, os alunos começaram a pesquisar outras associações de arquivistas no país, reunindo informações e referências que dariam base à criação da AMArq.
Em 13 de abril de 2013, realizou-se a Assembleia de Constituição da AMArq. Ainda naquele ano, as primeiras inscrições foram abertas com o objetivo de arrecadar recursos para oficializar a associação por meio do registro em cartório. Foi também em 2013 que a AMArq iniciou o diálogo com a então ENARA – Executiva Nacional das Associações Regionais de Arquivologia, hoje FNArq – Fórum Nacional das Associações de Arquivologia do Brasil. As discussões buscavam integrar as associações arquivísticas e fortalecer a mobilização pela criação de um Conselho Federal e Conselhos Regionais da área.
Em outubro de 2014, a AMArq marcou presença no VI Congresso Nacional de Arquivologia, em Santa Maria/RS, evento no qual nasceu oficialmente a FNArq. Desde o início, a associação também se destacou na fiscalização de editais de concursos públicos, atuando na defesa dos direitos e do reconhecimento do profissional arquivista.
A terceira gestão da AMArq tomou posse em outubro de 2017 e foi responsável por concluir o processo de registro em cartório, oficializando, no dia 22 de novembro daquele ano, a associação como entidade representativa dos arquivistas em Minas Gerais.
Em maio de 2019, uma nova diretoria foi eleita, e, em agosto, a AMArq promoveu um evento na UFMG com palestras que reforçaram sua atuação, incluindo a participação do professor Welder Silva, que falou sobre as contribuições das associações de classe para o desenvolvimento e institucionalização da Arquivologia no Brasil. Ainda em 2019, a associação realizou o 1º Sarau Arquivístico, em setembro, e ofertou, em novembro, o Curso Básico de Conservação de Documentos.
Em maio de 2023, foi eleita a sexta diretoria da AMArq, marcando um novo ciclo na história da entidade. No mês seguinte, a associação apresentou sua nova identidade visual. Em setembro, celebrou seus 10 anos com um evento que reuniu debates sobre as possibilidades profissionais na área e promoveu um happy hour de confraternização entre os associados. No mesmo período, a AMArq organizou a Semana do Arquivista do FNArq, com uma live transmitida pelo YouTube e uma roda de conversa presencial na UFMG. Em outubro, lançou o primeiro episódio do Amarqcast – Arquivistas em Destaque, ampliando ainda mais seus canais de diálogo com a comunidade.
Em 2025 assumiu a atual gestão (2025-2027), que tem apoiado iniciativas entre entidades arquivísticas do estado de Minas Gerais e promovendo iniciativas com as universidades.
Nos ajude a construir uma AMArq mais representativa, associe-se!